Fetraee: a realização de um sonho para os trabalhadores de estabelecimento privados de ensino.

Os trabalhadores de escolas particulares do espirito santo já tem motivo para comemorar: a criação, em 27 de abril de 2015, da Federação Estadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos Privados de Ensino do Estado do Espírito Santo – Fetraee.

Esta é a resposta de um desejo antigo da categoria de professores e técnicos administrativos das escolas particulares do estado, representados pelos seus sindicatos.

A soma de forças do SindEducação/ES e Sinpro/ES apoiados pelo Sindicato dos Auxiliares da ADM. Escolar do Município de Nova Venécia, Sindicato de Professores de Nova Venécia e Sintrae/BSF – Sindicato dos Trabalhadores da Rede Particular de Ensino do Município de Barra de São Francisco, fez com que a Fetraee deixasse de ser apenas um sonho e se tornasse realidade.

O papel da federação capixaba é responder de forma superior aos anseios dos sindicatos e sindicalizados, ajudando a fortalecer e coordenar a ação dos sindicatos filiados, promovendo a solidariedade e união entre os mesmos além, de abrir espaço em nível nacional, com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE -, para os desejos da categoria no estado.
Com uma federação fortalecida, representando de forma única os mais de 27 mil profissionais na área da educação, vai haver um equilíbrio em relação aos interesses de cada sindicato, transformando os desejos da maioria em algo sólido e dando credibilidade aos profissionais e seus representantes.

Dentre os objetivos da federação, está a valorização e o fortalecimento das categorias, com a promoção do estudo para os sindicalizados, elaboração e implementação de políticas sindicais específicas e gerais e incentivo ao aprimoramento cultural, intelectual e profissional dos trabalhadores em sua base, entre outros.